sábado, 16 de outubro de 2010

Reportagem

      Em jornalismo, há quatro opções para definir reportagem:
  • Resultado de busca pela informação, cobertura;
  • atividade de coleta de informações, trabalho de preparar e redigir;
  • conjunto de jornalistas encarregado do setor informativo do jornal;
  • formato específico resultante do trabalho de reportar determinados fatos, com a pretensão de aprofundar o assunto e promover o debate.
  
    "A reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. O repórter pode valer-se também de fontes secundárias (documentos, livros, almanaques, relatórios, recenseamentos, etc.) ou servir-se de material enviado por órgãos especializados em transformar fatos em notícias (como as agências de notícias e as assessorias de imprensa)."

      Segundo Joaquim Letria, reportagem é um "relato jornalístico - descritivo ou narrativo - com uma apreciável extensão, estilo literário muito pessoal, através do qual se dá conta ou se explica como sucederam certos fatos não necessariamente recentes, ou o seu acontecimento é visto, de um modo muito subjetivo, mas enriquecedor, para formação da opinião e prazer da leitura daqueles a quem se destina".
      A reportagem situa-se no gênero informativo; é o relato de uma ocorrência de interesse coletivo; oferecida ao público segundo formato especial, como uso de fatos, infográficos e boxes; é a notícia ampliada; pode ser interpretação ou investigação. Caracteriza-se pela humanização do relato, contexto social, reconstrução histórica, predominância da forma narrativa, texto de natureza impressionista e objetividade dos fatos narrados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário